| NOTÍCIAS > BRUXELAS CRIA COLIGAÇÃO PARA DESENVOLVER COMPETÊNC
Bruxelas cria coligação para desenvolver competênc

Bruxelas cria coligação para desenvolver competências digitais dos europeus

 

A Comissão Europeia criou, no passado dia 1 de dezembro, uma Coligação em parceria com os Estados-Membros, empresas e outras organizações,  para a criação de competências e emprego na área digital.


A Coligação para a criação de competências e emprego na área digital nasce com o propósito de preencher, até 2020, a diferença existente entre aquilo que são as necessidades do mercado de trabalho e as competências digitais da atualidade.


Esta é uma das dez principais iniciativas propostas pela Comissão no âmbito da Nova  Agenda de Competências para a Europa, que ajudará a dotar os europeus de mais e melhores competências.


A aliança é constituida por um conjunto de parceiros, incluindo mais de 30 organizações e grupos, entre eles, a Google, a European Digital SME Alliance (Aliança Europeia das PME digitais), o Instituto de Investigação Económica e Social (ESRI),  a Carta Europeia de Condução Informática (CECI) e o centro de desenvolvimento de conhecimentos digitais ECDL, que se comprometem a reduzir em maior grau o défice de competências digitais dos europeus.


Estima-se que em 2020, quase metade de todos os empregos na Europa necessitará de trabalhadores altamente qualificados.


As ferramentas digitais são essenciais para imergir cada vez mais os cidadãos na Economia Digital e que a unificação dos mercados europeus só pode acontecer quando a escassez de conhecimentos digitais for mitigada, afirmou Andrus Ansip, vice-presidente para o Mercado Único Digital.


Por sua vez, Günther H. Oettinger, diz que esta falta de capacidades já está a impedir a inovação e o crescimento da Europa. O comissário europeu para a Economia e Sociedade Digitais refere que este é um obstáculo transversal a todas as organizações, do setor privado e também do público.


Espera-se que a nova Coligação, nos próximos três anos, seja capaz de formar um milhão de jovens europeus que estão desempregados.


Além disso, está também prevista a atualização de competências digitais de quem já se encontra empregado e reformular os planos pedagógicos para que os estudantes possam, desde logo, ter contacto com ferramentas digitais.

 

 

Saiba mais aqui.

07/12/2016 | Medialab - Jornal de Notícias

NotíCias
Camião da Tranquilidade estaciona no Gerês
Terras de Bouro recebe "Prevenir e Educar por uma
Alunos de Rio Caldo são repórteres da floresta
Prevenir e Educar estaciona na Feira das Cantarinh
Chama-se "LetsRead" e avalia a leitura
Espaço europeu terá wi-fi gratuito
Media Lab JN está de volta
Associação Mutualista Montepio no Media Lab
Quantos bytes vai ter a Internet em 2020?
Bibliotrónica Portuguesa oferece livros
Alunos podem aprender matemática no telefone
Dia Mundial da Imprensa celebrado no JN
Media Lab JN fala sobre Jornal Escolar
Clima@Edumedia e Media Lab JN falam sobre Ciências
Bruxelas cria coligação para desenvolver competênc
7ª Edição do projeto “Linka-te aos Outros”
Media Lab no IndieJúnior Allianz Porto
Vamos de férias mas voltamos em Setembro!
RSS Facebook Twitter Enviar Email