| PROGRAMAS > MANCHETES TEMPLATES DE TRABALHO
Manchetes templates de trabalho

19/03/2019

Preço dos transportes reduz em todo o país

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade sublinhou, esta terça-feira, que a redução dos preços dos transportes abrange todo o todo o país, acrescentando que o valor da redução será definido localmente por cada autoridade de transporte. Segundo José Mendes, a partir de 01 de abril cerca de 85% dos portugueses já beneficiarão de descontos nos transportes. Esta percentagem deverá atingir os 100% já a 1 de maio. O governante garante ainda que a medida cobre todo o País.

 

18/03/2019

Hospitais deixam de depender das Finanças

Os hospitais vão deixar de ter de pedir autorização às Finanças para substituir profissionais de saúde com ausências prolongadas ou que cessaram funções. Um despacho conjunto da ministra da Saúde, Marta Temido, e do secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, vem pôr fim a uma exigência que tem trazido constrangimentos aos hospitais e agilizar os processos de contratação. O diploma formaliza a contratação de 450 enfermeiros e 400 assistentes operacionais.

 

07/02/2019

Falta de macas retém ambulâncias em Penafiel

Várias ambulâncias encontravam-se na tarde desta quarta-feira retidas à porta do Hospital Padre Américo, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, devido à grande afluência de doentes às urgências. As macas retidas "estão a deixar dezenas de ambulâncias inoperativas, sem possibilidade de fazerem socorro", desabafaram alguns voluntários ao JN. As crianças e os mais idosos têm sido os grupos mais atingidos e que mais têm recorrido ao serviço de urgência.

 

25/01/2019

Clubes burlam Estado em subsídios de viagem

A Polícia Judiciária deteve o presidente do Terceira Basket Club (TBC), da principal Liga de basquetebol, e um empresário de viagens, por suspeitas de lesarem Estado em meio milhão de euros desde 2016. Esquema será alargado a mais clientes de agência de viagens, incluindo o Santa Clara, da Primeira Liga de futebol, para apurar se também se vêm financiando através da verba consagrada no Orçamento do Estado para subsidiar viagens dos residentes nas ilhas ao continente.

 

16/01/2019

Gripe em Portugal já entrou em fase epidémica

A gripe entrou, na semana passada, em atividade epidémica em Portugal, segundo o boletim de vigilância semanal divulgado pelas autoridades de saúde, confirmando que a primeira semana do ano marcou o início do período da epidemia. Houve pelo menos cinco casos de gripe em crianças com internamento em enfermaria, quatro deles em crianças com menos de três anos e um numa criança com oito anos.

 

16/01/2019

Apreensões de medicamentos ilegais batem recordes

Nos primeiros seis meses do ano passado foram intercetadas mais unidades do que em todo o ano de 2017. Um quinto são para a disfunção erétil. China, Índia, Brasil e EUA são os principais países de origem. Valores mesmo assim abaixo das 437 mil unidades apreendidas em 2016, ano em que os analgésicos e os anti-inflamatórios estavam no topo das categorias de produtos intercetados.

 

15/01/2019

Hospitais impedidos de receber voos noturnos

Dez hospitais estão proibidos de acolher helicópteros de emergência, entre eles o Santa Maria, em Lisboa. Dois nem certificação têm para voos durante o dia.Um terço dos heliportos dos hospitais estão impedidos de receber voos noturnos de emergência médica por não cumprirem vários requisitos técnicos necessários. Entre eles, o facto de não terem sinalização luminosa que auxilie a aterragem, durante a noite, dos helicópteros ao serviço do INEM ou da Força Aérea.

 

14/01/2019

Chuva volta a Portugal continental

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e a temperatura mínima vai subir ligeiramente. As temperaturas mínimas vão começar a subir ligeiramente 1 a 2 graus Celsius durante esta segunda e terça-feira, terminando os avisos de frio emitidos para os distritos de Évora, Beja e Setúbal.Para quarta-feira,  está prevista nebulosidade, alguma precipitação em geral fraca um pouco por todo o território, que será de neve nas altas das regiões norte e centro.

 

11/01/2019

Mais um detido na investigação ao furto de armas em Tancos

A Procuradoria-Geral da República anunciou a detenção de mais um suspeito na investigação ao furto de armas em Tancos. O detido já foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e foi-lhe decretada a prisão preventiva, pode ler-se no comunicado que a Procuradoria-Geral da República (PGR) fez chegar às redações. A detenção ocorreu na sequência das diligências desencadeadas na quarta-feira, no âmbito de inquérito dirigido pelo Ministério Público e com investigação realizada pela Polícia Judiciária.

 

10/01/2019

Juventude Socialista quer fim das propinas

A Juventude Socialista quer o fim das propinas nas licenciaturas e um teto máximo para propinas de mestrado na próxima legislatura e vai propor ao Partido Socialista (PS) que este "pacto para o ensino superior" integre o programa eleitoral. O fim das propinas, um objetivo apoiado por grande parte do Governo na Convenção do Ensino Superior 2030, é uma ideia também defendida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas rejeitada pelos partidos mais à direita.

 

09/01/2019

Um terço dos utentes não usa cheques-dentista

No ano passado foram desperdiçados 193 mil cheques-dentista. Administração Regional de Saúde do Norte é a que mais emite e utiliza esta forma de apoio.No ano passado, quase um terço dos cheques-dentista não foram utilizados, num total de 193 mil. Depois de ter estabilizado na casa dos 74% nos últimos anos, a taxa de utilização caiu para 69,3%, em 2018, de acordo com dados facultados ao JN pela Direção-Geral da Saúde. 

 

08/01/2019

Enfermeiros do IPO de Lisboa em greve

Os enfermeiros do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa iniciaram, às 8 horas desta terça-feira, uma greve para exigir o descongelamento das progressões com "a contagem dos pontos justamente devidos", independentemente do tipo de contrato de trabalho. A paralisação termina à meia-noite, abrangendo os turnos da manhã e da tarde, segundo o pré-aviso de greve, publicado na página do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

 

07/01/2019

Casal vive há meses num carro junto ao Mar Shopping

Já estiveram noutros pontos do país, mas há três meses estacionaram em Leça da Palmeira, Matosinhos, num terreno junto ao centro comercial Mar Shopping, o qual lhes vai servindo de ponto de apoio, na medida do possível. Pelo menos, a nível sanitário e de alimentação. É também de lá que lhes chega a solidariedade, pelas mãos de alguns lojistas que os acompanham e ajudam desde que tomaram conhecimento da situação, que pelo menos há cerca de dois meses terá sido reportada à Segurança Social.

 

04/01/2019

Atestar com gasolina pode custar menos 240 euros em 2019

Encher um depósito com 45 litros de gasolina fica agora 10,3 cêntimos por litro mais barato comparativamente ao início de 2018. No caso de um consumidor que ateste o veículo todas as semanas, a poupança será de 240 euros por ano, partindo do princípio de que os preços médios a 31 de dezembro, apurados pela Comissão Europeia, se mantêm (1,407 euros/litro) ao longo deste ano. No caso do gasóleo - 1,272 euros no final de 2018, que compara com 1,321 euros no início do ano -, a poupança será de 115 euros.

 

03/01/2019

Estado ignora a lei e abandona famílias de acolhimento

Os adolescentes em famílias de acolhimento em Portugal têm uma qualidade de vida muito próxima da generalidade das crianças. Esse sentimento não é partilhado pelos jovens institucionalizados, cujos níveis de bem-estar são substancialmente mais baixos.No entanto, o Governo, ao arrepio da lei e em contraciclo com boa parte dos países europeus, continua a dar preferência ao acolhimento em residências, onde estão 87% dos menores à guarda do Estado.

 

27/12/2018

Operação de Natal da GNR registou 15 mortos

Uma pessoa morreu nos 176 acidentes registados pela GNR no último dia da operação "Natal Tranquilo", elevando para 15 o total de vítimas mortais. De acordo com os dados registados na quarta-feira, o último dia da operação "Natal Tranquilo", houve ainda três feridos graves e 44 feridos ligeiros nos acidentes ocorridos nas estradas sob jurisdição da GNR.  Este número é mais do dobro do valor registado na operação da GNR em 2017 (7 mortos).

 

21/12/2018

Casal detido por vender quatro recém-nascidos

A Polícia Judiciária deteve uma mulher de 41 anos e um homem de 45 anos por quatro crimes de tráfico de seres humanos entre 2011 e 2017. Os detidos são residentes na área do Porto e Vila do Conde e mantêm relação comum há cerca de dez anos, explica um comunicado da Polícia Judiciária do Norte. Os crimes consistiram na entrega de quatro recém-nascidos, mediante pagamentos pecuniários e outras contrapartidas, a cidadãos residentes no espaço europeu.

 

20/12/2018

Bispo do Porto diz que enfermeiros estão a ir longe demais na greve

O bispo do Porto alerta o Governo para o "desinvestimento excessivo" nalguns setores-chave da sociedade e admite que os enfermeiros "estão a ir longe demais", apesar de lhes reconhecer justeza. D. Manuel Linda reconhece que os enfermeiros "estão a ser vítimas de alguma injustiça", mas sublinha, a propósito da greve destes profissionais: "Que se chegue a adiar cirurgias urgentíssimas em função do bem individual de cada um, aí já não concordo".

 

19/12/2018

Detidos dois polícias e um civil suspeitos de furtar armas à PSP

A PSP deteve, esta quarta-feira, três pessoas, dois agentes da autoridade e um civil, relacionados com o furto das armas retiradas da Direção Nacional da PSP, no ano passado. A operação, com o nome "Ferrocianeto", abrange os concelhos de Vila Nova de Gaia, Gondomar, Mafra, Abrantes, Alvaiázere, Sintra, Cascais, Oeiras, Lisboa, Almada e Albufeira. Em janeiro de 2017, foi detetado o desaparecimento, do armeiro da sede da Polícia de Segurança Pública (PSP), de 57 armas Glock após a apreensão de uma arma de fogo da polícia durante uma operação policial que decorreu no Porto.

 

18/12/2018

Bombeiros profissionais em protesto

Os bombeiros profissionais vão estar em greve de 19 de dezembro a 2 de janeiro, com os Sapadores de Lisboa a começar a paralisação já esta terça-feira à noite. Os bombeiros  lutam pela criação de um regime de reserva, "pelo vínculo de nomeação e pela manutenção estatutária da carreira como corpo especial de Proteção Civil", bem como pela "habilitação e qualificação específica para a criação de carreira ou categoria de oficial bombeiro", refere um comunicado da ANBP e do SNBP.

 

17/12/2018

Bomba explode junto a cadeia de televisão grega

Uma bomba explodiu, esta segunda-feira, junto ao edifício da estação de televisão grega privada Skai, provocando danos, mas sem causar feridos, segundo as autoridades policiais. A polícia informou que a explosão ocorreu às 2.35 horas (00:35 em Lisboa), à frente da sede da emissora, situada numa área costeira perto de Atenas, depois de um telefonema realizado para um 'site' de notícias e para outra estação de televisão ter levado as autoridades a evacuarem o prédio.

 

14/12/2018

Estivadores chegam a acordo com operadores portuários

Os estivadores chegaram a acordo com os operadores portuários para a integração de 56 trabalhadores no Porto Setúbal, disseram estivadores desta estrutura portuária. As mesmas fontes confirmaram que o acordo já foi aprovado pelos trabalhadores eventuais que se recusam a apresentar ao trabalho desde o dia 05 novembro. A recusa destes trabalhadores em se apresentarem ao trabalho, o que tecnicamente nem pode ser considerada como uma greve, porque não têm qualquer relação contratual com as empresas do porto de Setúbal, já inviabilizou a exportação de mais de 20.000 viaturas produzidas pela Autoeuropa.

 

13/12/2018

Pneumonia mata um português a cada 90 minutos

De todos os países da União Europeia, é em Portugal que mais se morre por pneumonia: a taxa de mortalidade é mais do dobro da média europeia. A cada 90 minutos há um óbito por pneumonia nos hospitais públicos.E é no interior do país que se verifica tanto uma maior taxa de mortalidade como de internamentos. O cenário, negro, e que persiste de ano para ano, é explicado pelo Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, que apresenta, em Lisboa, o seu mais recente relatório, esta quinta-feira.

 

12/12/2018

Cabeleireira de famosos é suspeita de desviar milhões

A Autoridade Tributária efetuou, ontem, buscas em várias instalações do grupo de cabeleireiros Inês Pereira, com sede no Porto, suspeito de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Acompanhadas do início ao fim por agentes da PSP do Porto, as buscas foram motivadas por suspeitas da existência de uma contabilidade paralela que poderá ter lesado o Estado em milhões de euros, envolvendo uma sociedade offshore.

 

11/12/2018

Armando Vara acusa juíz Carlos Alexandre de perseguição

Em entrevista à TVI, o ex-ministro acusou a atual ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, de o ter tramado, o juiz Carlos Alexandre de agir por vingança, por não o ter ajudado a chegar a diretor do Serviço de Informações e Segurança (SIS), e ainda de um procurador do Face Oculta querer "fazer carreira" com a sua condenação. Os elementos da família Marques Vidal, da ex-procuradora-geral da República Joana Marques Vidal e do irmão João Marques Vidal, procurador em Aveiro, também não escaparam às críticas ao serem apelidados de "uma espécie de príncipes da magistratura".

 

10/12/2018

Metro circula entre a Póvoa e Matosinhos

As estações de metro estão vazias, mas na Póvoa de Varzim o serviço está a ser realizado. A frequência entre metros é de 25 minutos, sendo a normal de 10 minutos. As composições estão a circular entre a Póvoa e a estação Fonte do Cuco, em Matosinhos. Aqui, os passageiros terão de optar por outros meios de transporte, como o autocarro ou o táxi. Devido à greve, a metro do Porto encerrou as linhas a partir da meia-noite de domingo e retoma os serviços às 6 horas de terça-feira.

 

07/12/2018

Presidente da República anuncia eleições legislativas para 6 de outubro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que as eleições legislativas de 2019 serão em 06 de outubro. As eleições para a Assembleia Regional da Madeira ocorrem duas semanas antes, dia 22 de setembro. Este calendário eleitoral definido pelo chefe de Estado foi anunciado através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet, na qual se lê que "os decretos presidenciais fixando as datas destas eleições serão publicados oportunamente no ano que vem".

 

06/12/2018

Greve deve parar comboios 24 horas na sexta-feira

As greves de 24 horas dos trabalhadores ferroviários, que se iniciam à meia-noite de sexta-feira, devem paralisar a circulação de comboios em todo o país, não havendo serviços mínimos ou transportes alternativos. O protesto de trabalhadores da CP-Comboios de Portugal, Infraestruturas de Portugal (IP) e Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) visa reivindicar a aplicação dos acordos assinados com o Governo e administrações das empresas.

 

05/12/2018

Universidade do Porto é a instituição do ensino superior mais solidária

A Universidade do Porto (UP) foi considerada a instituição de ensino superior mais solidária, distinção que o reitor acredita dever-se ao empenho "na formação cívica e sociocultural dos estudantes"."Uma Universidade é também um território de socialização, intervenção cívica e crescimento intelectual. E por isso temo-nos empenhado na formação cívica e sociocultural dos nossos estudantes, enquanto parte integral da nossa missão", adiantou António Sousa Pereira, reitor da UP.

 

04/12/2018

Presidente chinês inicia visita a Portugal

O presidente chinês, Xi Jinping, inicia, esta terça-feira, uma visita de dois dias a Portugal, que culminará com a assinatura de 19 acordos. Mas também haverá um reforço das parcerias já iniciadas entre empresas. Esta é a primeira deslocação do atual líder do país que já investiu mais de nove mil milhões de euros na compra de participações em empresas portuguesas e que vem a Lisboa anunciar que a aposta ainda não terminou. Hoje, Xi Jinping chega à Praça do Império às 15.15 horas para depois se reunir com Marcelo às 16 horas, no Palácio de Belém. Amanhã, Xi Jinping reúne -se primeiro com Ferro Rodrigues, no Parlamento, e depois com António Costa, no Palácio de Queluz.

 

27/11/2018

Juíz Carlos Alexandre é alvo de processo disciplinar

O Conselho Superior da Magistratura (CSM) instaurou um processo disciplinar a Carlos Alexandre por ter levantado dúvidas sobre o sorteio para definir juiz da Operação Marquês. O juiz terá questionado, numa entrevista dada a RTP, o sorteio eletrónico que atribuiu ao magistrado Ivo Rosa a instrução do processo da Operação Marquês, em que José Sócrates é arguido. A Operação Marquês culminou na acusação a um total de 28 arguidos - 19 pessoas e nove empresas - e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

 

26/11/2018

Metro do Porto terá 3 dias de greve

Os agentes de condução da empresa "Metro do Porto" vão realizar três dias de greve em dezembro (10, 17 e 31) para reivindicar a alteração da categoria profissional, a redução da carga horária e a admissão de mais profissionais. Rui Pedro Pinto disse que o objetivo é reduzir o horário de trabalho semanal das 40 horas para as 37 horas e meia. "Temos um horário excessivo e isso tem-se refletido na saúde dos trabalhadores e no desempenho das suas funções", sublinhou.

 

23/11/2018

Previsão de queda de neve no interior

Trovoada e granizo no litoral norte e queda de neve no interior. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta sexta-feira não augura bom tempo para o fim de semana. As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 2 graus Celsius (na Guarda) e os 10 graus (em Faro) e as máximas entre os 6 (na Guarda) e os 18 (em Faro). De acordo com a Marinha, estão fechadas as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Ericeira e S. Martinho do Porto.

 

22/11/2018

Portugal lidera mortes por pneumonia

O país tem a mais alta taxa de mortalidade por pneumonia dos 28 países da União Europeia. As doenças respiratórias e a elevada prevalência da diabetes são o calcanhar de Aquiles da Saúde dos portugueses, revela um estudo da OCDE. No total das doenças respiratórias, Portugal surge como o terceiro país com mais mortalidade. A idade, o tabagismo e abuso de álcool, bem como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e infeção por VIH são os principais fatores de risco da pneumonia.

 

21/11/2018

Ambulâncias recusam doentes do SNS

São cada vez mais as empresas privadas e as corporações de bombeiros que recusam transportar doentes não urgentes com credencial dos hospitais, ou seja, pagos pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Estão faturas em atraso relativas ao transporte com credencial. Paulo Tavares, responsável da empresa, disse que o Hospital de S. João tem uma fatura pendente de 2016, e várias desde janeiro deste ano, no valor total de 24 mil euros, o que levou à decisão de parar com o serviço.

 

20/11/2018

Número de crianças em perigo em acolhimento voltou a crescer

O número de crianças e jovens em perigo acolhidos em famílias ou instituições desceu em 2017, uma tendência constante na última década, registando-se 7.553 em acolhimento e 2.857 que saíram dessa situação no ano passado. Relativamente a 2016, há menos 8% de crianças em risco institucionalizadas, e nos últimos dez anos houve uma descida de 25% no número de crianças e jovens sinalizados.

 

19/11/2018

Família de cinco pessoas morre intoxicada

Cinco pessoas da mesma família, três adultos e duas menores, morreram intoxicadas por monóxido de carbono na madrugada deste domingo, na aldeia de Fermentões, em Sabrosa, Vila Real. A casa onde foram encontradas, e onde não viviam em permanência, não tinha luz elétrica, sendo alimentada por um gerador. Os pais das jovens trabalhavam como caseiros numa quinta do Douro.

 

16/11/2018

Chuva e vento regressam no fim de semana

O estado do tempo no fim de semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima. O agravamento começa no sábado e vai permanecer no domingo, dia em que estão previstos períodos de chuva a aguaceiros, vento forte, em especial no litoral e nas terras altas e agitação marítima forte com ondulação superior a quatro metros.

 

15/11/2018

Bruno de Carvalho e Mustafá já saíram do Tribunal

O juiz de instrução do Tribunal do Barreiro libertou Bruno de Carvalho e Mustafá. Ficam com Termo de Identidade e Residência e apresentações periódicas às autoridades.O ex-presidente do Sporting e o líder da claque Juventude Leonina foram detidos no domingo, no âmbito da investigação da invasão à academia de Alcochete. Bruno de Carvalho e Mustafá ficam sujeitos a apresentações periódicas às autoridades da área de residência e ao pagamento de 70 mil euros de caução.

 

14/11/2018

Infarmed recomenda cuidados com medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento aconselha cuidados especiais no uso de medicamentos para as dores com metamizol, como o Nolotil, porque podem ter efeitos secundários graves. Os doentes a quem foi prescrito metamizol, salienta o Infarmed, não devem interromper o tratamento, mas sim consultar o médico caso surjam sintomas de discrasia sanguínea, tais como mal-estar geral, infeção, febre persistente, hematomas, hemorragias ou palidez.

 

13/11/2018

Telemóveis ao volante dão 115 multas por dia

Os portugueses continuam a usar o telemóvel enquanto conduzem e a comprová-lo está o aumento das multas. Em média, foram passadas 115,5 multas por dia até setembro. O número já ultrapassou o das contraordenações diárias por uso do telemóvel ao volante em 2017 (114,1), o que indica que, no final do ano, o total de multas poderá ser superior ao do ano passado, ainda que aquém das 158 multas/dia em 2016. Com os novos ecrãs digitais, há até quem veja televisão enquanto conduz.

 

12/11/2018

Bruno suspeito de ordenar invasão a Alcochete

Foram analisadas as mensagens de WhatsApp dos envolvidos na agressão aos jogadores e a equipa técnica do Sporting que implicavam Bruno de Carvalho como sendo o mandante do ataque a Alcochete. Mas os indícios que faltavam para cimentar as suspeitas vieram depois com a audição de testemunhas. Essas são as suspeitas que levaram ontem o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa mandar a GNR deter o antigo líder leonino. 

 

9/11/2018

Livrarias ameaçam boicotar manuais escolares

Dois meses após o arranque das aulas, ainda há livrarias que não receberam o dinheiro dos manuais escolares. A responsabilidade do pagamento é das escolas, mediante verbas transferidas pelo Ministério da Educação, que, segundo diz, desde setembro está a transferir os montantes para as instituições escolares. Dada a complexidade do sistema, muitas livrarias ameaçam não aderir em 2019. Os empresários enfrentam problemas financeiros por falta de pagamento dos livros deste ano. 

 

08/11/2018

Mau tempo afeta dez distritos em Portugal

Dez distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, esta quinta-feira. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, vento forte com rajadas da ordem dos 75 quilómetros por hora e agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

 

07/11/2018

Bruxelas expõe dados pessoais de autarcas portugueses

Moradas, números de telefone e fotocópias de passaportes e cartões de cidadão, com assinatura visível, estiveram acessíveis a qualquer utilizador da plataforma Wifi4EU, um projeto comunitário que financia a instalação de Internet sem fios nos espaços públicosÀ distância de um computador, todos os dados pessoais de 11.402 Câmaras da Europa que se candidataram ao Wifi4EU, entre as quais 241 de Portugal, ficaram expostos, como confirma o relatório técnico feito pela Direção Geral das Comunicações da Comissão Europeia (DG Connect).

 

06/11/2018

CP adia revisões dos comboios regionais para evitar supressões

A CP decidiu prolongar o período de manutenção do material utilizado nos comboios regionais por mais 10 meses. Além de evitar a supressão de comboios, a empresa dá mais tempo à EMEF para reforçar e formar os novos operários que vão entrar na empresa nos próximos meses. A segurança dos passageiros não está em causa, garante a Comissão de Trabalhadores da CP.

 

30/10/2018

Empresas e hospitais alvo de extorsão

É uma espécie de "multinacional do crime". Meia dúzia de famílias, espalhadas por países europeus, ter-se-ão organizado para, durante 10 anos, fazerem "operações-relâmpago" em Portugal. Objetivo da "empresa": burlar, coagir, ameaçar e extorquir. Fizeram centenas de vítimas, extorquindo-lhes quantias astronómicas supostamente para afiar facas e ferramentas. Entre os obrigados a pagar sob ameaças de morte, estão uma empresa de José Roquette e os hospitais de Valongo e Anadia.

 

29.10.2018

Jair Bolsonaro eleito presidente do Brasil

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro venceu a segunda volta das eleições brasileiras, com 55,15% dos votos, quando 99,99% das urnas estão apuradas, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com os dados oficiais, Jair Messias Bolsonaro foi eleito 38.º presidente da República Federativa do Brasil com 57.765.131 votos (55,15%), enquanto Fernando Haddad (PT, esquerda), conquistou nesta segunda volta 46.969.763 votos (44,85%). 

 

25.10.2018

Mais de metade dos portugueses não recebe horas extra

64% dos trabalhadores portugueses não recebe pelas horas extra e quase um terço está em risco de esgotamento, segundo um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, divulgado esta quinta-feira. Segundo o inquérito levado a cabo pela DECO, 42% dos trabalhadores trabalham mais de 40 horas semanais. Já 22% dos inquiridos trabalham por turnos, enquanto 11% dizem-se alvo de gozo ou chacota. A associação revelou ainda que 7% dizem-se vítimas de discriminação.

 

24.10.18

Operação da PJ apanha fugas ao fisco

As autoridades desmantelaram uma rede responsável por transferências suspeitas de cerca de 60 milhões de euros para a China. Acreditam que se trata de dinheiro proveniente de negócios que saiu do país à margem do Fisco. Foram detidas pelo menos oito pessoas e realizadas 30 buscas a casas, armazéns e gabinetes de contabilidade, essencialmente do Norte do país. A investigação visou donos de armazéns chineses, suspeitos de realizarem milhões de euros de vendas não faturadas.

 

22.10.18

Estacionamento a pagar vai duplicar no centro da Maia

A Câmara da Maia vai duplicar o número de lugares de estacionamento pago no centro da cidade. Serão mais 622, a somar aos cerca de 550 com parcómetros já instalados. No concelho contam-se ainda 190 lugares a pagar na zona do Aeroporto Sá Carneiro. A medida, ainda sem data para avançar, vai ser implementada de forma faseada, com o intuito de organizar o estacionamento e combater os abusos. Mas já é muito contestada por moradores e comerciantes.

 

17.10.18

Governo lança site sobre Orçamento de Estado

O governo criou um site sobre o Orçamento do Estado de 2019, que inclui uma mensagem em vídeo do primeiro-ministro, António Costa. No portal são descritas as medidas do orçamento, por área governativa, e apresenta quatro prioridades, entre elas "mais rendimento para as famílias" e "empresas mais produtivas e inovadoras". A proposta do Governo será votada na generalidade, na Assembleia da República, no dia 30 de outubro, estando a votação final agendada para 30 de novembro.

 

Brinquedos com químicos à venda em Portugal

A associação ambientalista Zero alertou, esta quarta-feira, que brinquedos e acessórios de cabelo feitos com plástico reciclado à venda em Portugal estão contaminados com substâncias tóxicas.Em 430 artigos analisados, cerca de um quarto continha químicos perigosos, diz a associação, que pede o fim do duplo critério da União Europeia que "permite que os plásticos reciclados possam conter concentrações mais elevadas de substâncias tóxicas do que os materiais virgens".

 

Há 20 mil consumidores sem energia elétrica

A EDP Distribuição anunciou que 94% dos consumidores já têm a energia elétrica restabelecida nas zonas afetadas pela tempestade Leslie. Por causa do mau tempo, mais de 300 mil pessoas ficaram sem energia elétrica. a recuperação da rede de média e alta tensão está a progredir "de forma positiva", estando ainda fora de serviço 38 linhas. A empresa frisa que mantém as suas equipas "mobilizadas e fortemente empenhadas" a desenvolver todos as ações para a normalização do serviço.

 

16.10.18

Nevoeiro e subida de temperaturas para hoje

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta terça-feira, no continente, céu  muito nublado, apresentando períodos com pouca nebulosidade durante a manhã nas regiões Norte e Centro, e possibilidade de períodos de chuva fraca. A previsão aponta ainda para vento fraco na região Sul e durante a tarde no litoral oeste. Está prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais bem como uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da máxima.

 

15.10.18

Segunda-feira de chuva no país todo

Onze distritos de Portugal continental estão, esta segunda-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima forte por causa da passagem de um sistema frontal. "Vamos ter aguaceiros, sendo que hoje já está a ocorrer precipitação no Minho e Douro litoral e em outros locais do litoral. A precipitação pode ser por vezes forte", disse a meteorologista Joana Sanches, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

15.10.18

Naufrágio de barco da Póvoa de Varzim faz vítimas mortais

Pelo menos duas pessoas morreram na sequência de um naufrágio, ao largo de Esmoriz. Um dos tripulantes foi resgatado com vida e dois continuam desaparecidos. O alerta foi dado esta segunda-feira de manhã. Trata-se da traineira Mestre Silva, da Póvoa de Varzim. "As buscas estão a ser realizadas por embarcações, por um avião e um helicóptero da Força Aérea", afirmou a fonte da Polícia Marítima.

 

20.06.2018

Os distritos de Leiria e Braga estão, esta quarta-feira, sob aviso amarelo, segundo o IMPA- Instituto do Mar e da Atmosfera.O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro níveis.
Este aviso deve-se às elevadas temperaturas que se fizeram sentir nos últimos dias e que se deverão manter durante o dia de hoje.
A partir de amanhã, as temperaturas vão descer e prevê-se condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, principalmente nas zonas Norte e Sul do país.

 

12.04.2018

Os hospitais EPE (entidade pública empresarial) engrossaram a dívida aos fornecedores em 93 milhões de euros por mês, quando no ano passado o ritmo médio mensal de crescimento dos pagamentos em atraso foi de 46 milhões de euros. Em Janeiro e Fevereiro, o ritmo de crescimento dos pagamentos em atraso duplicou face à média mensal de 2017. A análise de uma evolução "desoladora" dos pagamentos em atraso dos hospitais EPE neste início de 2018 é de Pedro Pita Barros.

 

23.03.2018

Sete distritos do continente vão estar no sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte. Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10/12 metros de altura máxima, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

 

22.03.2018

A chuva regressa ao território do continente na sexta-feira e prolonga-se pelo menos até domingo, prevendo-se ainda vento forte e queda de neve. "Hoje ainda vamos ter um dia com céu pouco nublado ou limpo. A partir do início da manhã teremos períodos de maior nebulosidade no Norte e Centro e no Minho e Douro Litoral, já com possibilidade de ocorrência de chuva fraca", adiantou à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

 

20.03.2018

O subsídio por morte, com o qual as famílias pagam o funeral de familiares falecidos, está a chegar com uma demora de seis a doze meses e o prazo de pagamento tem vindo a piorar. É o que asseguram as duas associações que congregam empresas funerárias, garantindo que há já empresas com dificuldades de tesouraria. A Segurança Social fala de normalidade no pagamento das prestações sociais por morte.

 

06.03.2018

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, esta terça-feira, no continente, céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir do início da tarde, aguaceiros, diminuindo de frequência a partir da manhã. Está também prevista queda de neve acima de 800/1000 metros na região Centro, sendo acima de 600/800 metros na região Norte e condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões Norte e Centro até ao início da tarde.

 

28.02.2018

Dois homens foram baleados, ao início da madrugada desta quarta-feira, no Porto. O incidente ocorreu por volta da meia-noite perto da Constituição.

 

27.02.2018

Bragança, Guarda e Vila Real estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve, enquanto a chuva, vento e agitação marítima motivam o mesmo aviso na Madeira, segundo o IPMA. Nas regiões montanhosas, está em vigor um aviso laranja devido a vento com rajadas até 130 quilómetros/hora. Para a costa sul, há um alerta laranja de quarta-feira até quinta-feira devido a vento forte de sudoeste com rajadas até 100 quilómetros/hora.

 

26.02.2018

O Governo criou um grupo de trabalho para a identificação de possíveis irregularidades na entrada de combustíveis no território nacional.

 

26.02.2018

Um homem suspeito de tentar matar com arma branca um jovem junto à igreja de Paranhos, no Porto, foi detido pela Polícia Judiciária. Em comunicado, a PJ refere que o caso de homicídio na forma tentada ocorreu na sexta-feira, cerca das 4 horas, nas proximidades da igreja de Paranhos, local para onde se deslocaram a vítima, de 24 anos de idade, e o suspeito de 26 anos, com o "intuito de fumar um cigarro e conversar". A vítima encontra-se de momento internada e em estado grave.

 

22.02.2018

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses anunciou, esta quinta-feira, uma greve nacional destes profissionais de saúde nos dias 22 e 23 de março. José Carlos Martins, dirigente do SEP, explicou que o protesto dos enfermeiros deve-se à não concretização dos compromissos assumidos pelo Ministério da Saúde, o qual acusa de não resolver os atuais problemas, de os agravar e de criar novos problemas. Esta paralisação nos dias 22 e 23 de março será ratificada em reunião da Direção.

 

20.02.2018

Doze pessoas ficaram feridos na sequência de um acidente com um autocarro de turistas em Lisboa,esta terça-feira. Dois estão ainda encarcerados.

 

20.02.2018

A Vereadora da CDU da Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, apelou à população para que, até 21 de Março, lute contra o agravamento dos parquimetros na zona industrial da cidade, um processo que foi aprovado pela maioria de Rui Moreira.
"Até 21 de Março as pessoas devem-se pronunciar, dizer a sua opinião, tentando naturalmente pressionar uma alteração dos aspectos mais gravosos desta proposta", apelou hoje a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo.

 

15.02.2018

Aumento do afluxo de utentes usado como argumento para restringir acesso de forma temporária. Reguladora notificou sete hospitais no ano passado. A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu, no ano passado, 974 reclamações de pessoas a quem foi vedado o "direito a acompanhamento durante a prestação de cuidados" nos serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

 

13.11.2017

O início de semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado, prevendo-se na terça-feira uma descida das temperaturas de 3 a 4 graus Celsius, disse a meteorologista Patrícia Gomes. "Começamos a semana com muita nebulosidade, em especial na região sul e no interior norte e centro e que irá dissipar durante a manhã dando lugar a um céu pouco nublado ou limpo. Na terça-feira, vamos ter uma descida das temperaturas a rondar os 3 a 4 graus".

 

10.11.2017

As associações de bombeiros voluntários queixam-se de estar sem receber há quatro meses as despesas extraordinárias referentes aos incêndios florestais, uma situação que o Ministério da Administração Interna diz que vai resolver parcialmente nos próximos dias. O alerta foi dado à agência Lusa pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares, avançando que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) não paga, desde Junho.

 

09.11.2017

Dispositivos de deteção de gás e explosivos instalados em novos terminais. Sistemas de tintagem de notas reforçados. Sem dar tréguas, com uma média de quatro assaltos por semana, os "bombistas" dos multibancos obrigaram as instituições bancárias a reforçar a segurança das novas caixas ATM com alarmes de deteção de gás e explosivos, entre outros mecanismos. O número de ataques este ano já ascende a 142, de norte a sul do país, colocando as forças policiais em alerta máximo.

 

19.10.2017

A Polícia Judiciária está a fazer buscas no Benfica, confirmou ao JN fonte policial. A operação está relacionada com o caso da divulgação de correspondência eletrónica associada a elementos do Benfica pelo diretor de informação dos "dragões", Francisco J. Marques, no canal televisivo Porto Canal. Segundo a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, a operação conta com a presença de quatro magistrados do Ministério Público, dois juízes de instrução e 28 elementos da PJ.

 

18.10.2017

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, demitiu-se do cargo. Em carta enviada ao primeiro-ministro, revela que já tinha pedido a saída após Pedrógão Grande. A informação foi confirmada esta quarta-feira de manhã pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa. "A ministra da Administração Interna apresentou-me formalmente o seu pedido de demissão em termos que não posso recusar", lê-se numa nota enviada às redações pelo gabinete do primeiro-ministro.

 

04.10.2017

Pedro Passos Coelho anunciou, esta terça-feira à noite, que não será candidato à liderança do PSD, assumindo que não sai ileso de um "resultado pesado", que o surpreendeu. "Disse que não me demitiria fosse qual fosse o resultado. Reafirmo o que disse, mas como não saio ileso destes resultados, decidi não me apresentar a uma recandidatura à liderança do PSD", disse Pedro Passos Coelho, esta terça-feira à noite, na abertura do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa.

 

28.07.2017

Quase 80% dos 8175 dos menores institucionalizados em 2016 tiveram acompanhamento na área da Saúde Mental. E um quinto, isto é, 1609, estão mesmo sob medicação. Na quinta-feira, na apresentação do relatório CASA - que faz a caracterização anual do acolhimento de crianças e jovens - a secretária de Estado Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, avançou que até ao final do ano o Governo terá mais quatro unidades para esta problemática.

 

28.07.2017

Mais de cem bombeiros espanhóis que estavam a combater o incêndio de Mação chegaram, esta quinta-feira à noite, a Nisa, para continuar a apoiar as forças portuguesas. No total, são 113 homens e 27 viaturas que vão ajudar os bombeiros portugueses a travar as chamas no incêndio que mais preocupa a Proteção Civil esta quinta-feira.

 

21.07.2017

Base de dados de aparelhos e proprietários permitirá localização e punição mais rápidas. A repressão policial aos drones ilegais vai ser fortemente incrementada com a legislação que o Governo tem em preparação e que deverá começar a ser publicada a partir do final do mês, soube o JN. Vem aí também uma base de dados com o registo de drones e proprietários, a que as polícias terão acesso imediato, e já está a ser testada tecnologia para deteção de drones e respetivos operadores, com capacidade de neutralizar os aparelhos.

 

11.07.2017

A sociedade arrendatária do Teatro Sá da Bandeira e a Câmara do Porto, que exerceram o direito de preferência para aquisição daquele espaço cultural da cidade, reúnem-se ainda hoje para "tentar conciliar posições" quanto ao futuro do espaço. Em declarações à Lusa, Luís Bianchi de Aguiar, advogado da Sociedade Rocha Brito e Vigoço, SA (RBV), que explora o Sá da Bandeira ao abrigo de um contrato de arrendamento desde 01 de outubro de 1916, afirmou que a reunião foi agendada.

 

21.06.2017

Trinta e dois corpos já foram identificados pelo Instituto Nacional de Medicina Legal, sendo que nos restantes terão de ser utilizadas técnicas de ADN. Segundo a fonte do Ministério da Administração Interna (MAI), os restantes corpos das vítimas mortais do incêndio que começou no sábado em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, e provocou 64 óbitos, "são mais complexos", sendo necessário recorrer a técnicas de ADN para se determinar a sua identificação.

 

13.06.2017

Há mais de 57 milhões em coimas nos operadores por cobrar e Governo vai mudar lei para permitir pagamentos voluntários. As multas antigas por transgressões nos transportes públicos que não são cobradas desde janeiro de 2014 poderão ser pagas voluntariamente com desconto de 75%. O Governo, vai alterar o regime e dará aos operadores três meses para notificarem os clientes, apanhados a viajar sem bilhete válido nos últimos três anos e meio.

 

19.04.2017

Esta redução, que ultrapassou a registado no mês de fevereiro (15,3%), coloca o desemprego registado ao nível de fevereiro de 2009. De acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em comparação com o mês anterior, o número total de desempregados registados em março recuou 3,3%, o que representa menos 16155 pessoas. Face a março de 2016, havia cerca de menos 103601 desempregados inscritos.

06/04/2017 | Medialab - Jornal de Notícias

Programas
Novo Workshop Redação do Sec. XXI para mais novos
Workshop professores | JORNAL ESCOLAR
Inscrição, condições e horários
"Faz a tua 1ª página" ou Editorias jornal de 4 pág
Temático - Falando de Saúde
Sessões para Pré escolar no Media Lab
Dossier "Falando de Ciências"
Manchetes templates de trabalho
Visita ao Jornal de Notícias
Temático - "Falando da Europa"
RSS Facebook Twitter Enviar Email